MacSolution - além de Apple e Soluções
- Rodrigo Sanches
- há 4 dias
- 5 min de leitura
Atualizado: há 2 dias

20 anos de trajetória em palavras
Em um cenário tecnológico sempre em constante transformação, poucas empresas conseguem não apenas sobreviver, mas se estabelecer e redefinir o jogo por duas décadas.
A MacSolution é um desses raros casos.
De provedora de suporte Apple a referência na Gestão de Identidades e Dispositos, a empresa é um exemplo de como empresas são entidades dinâmicas que precisam se adaptar constantemente às necessidades do mercado, trazendo a publico não apenas uma história de sucesso, mas uma saga de Visão, Coragem, Adaptabilidade e uma Determinação incansável pela satisfação de cada cliente.
Primeiros movimentos

Tudo começou em 2000 quando Bruno Rotiroti começou sua carreira como especialista do AppleCare, o canal de suporte da Apple
Lá ele atuou na solução de mais de 15.000 casos de clientes da Big Tech e, ao longo de 5 anos prestando suporte aos mais diversos tipos de clientes e suas mais variadas necessidades, pôde perceber uma lacuna enorme no mercado brasileiro: a carência de consultores de suporte personalizado.
Faltava no mercado um serviço premium, que atendesse às necessidades de alguns perfis de clientes Apple e os acompanhasse de ponta a ponta na solução de seus problemas.
Pouco a pouco, seus serviços foram ganhando espaço e seu nome foi se tornando conhecido, aumentando a demanda pelo atendimento que oferecia, até que seu trabalho na Apple começou a conflitar com sua agenda de consultor, o que o motivou a deixar a empresa e seguir como autônomo, e ao lado de sua esposa Danielle Neves Rotiroti, fundar a empresa que se tornaria referência em gerenciamento de identidades, dispositivos e segurança informação no mercado Brasileiro.
Construindo confiança em Tecnologia
Desde o primeiro dia, a MacSolution não vendia apenas produtos: vendia confiança, tratando clientes como amigos.

Construir relacionamentos sólidos entre a MacSolution e seus clientes, com uma abordagem próxima e consultiva, sempre foi parte da cultura da empresa, e o centro de toda a sua operação que, em 2015, já ostentava a marca de mais de 1000 clientes atendidos, de todos os tipos e tamanhos. Essa relação sempre teve como pilares uma escuta atenta às dores trazidas, e o propósito de entregar valor e qualidade de serviço.
O que era raro…e ainda é.
Foi justamente essa abordagem que revelou um problema comum a quase todos os clientes: a dificuldade em gerenciar dispositivos Apple em ambientes corporativos. Isso também mostrou uma nova oportunidade, pois a adoção dos sistemas da "maçã” crescia bastante em todo o mundo, e ninguém no Brasil ainda se especializava neste tipo de serviço.
A busca por uma solução para essa "dor" levou a empresa, em 2017, a visitar uma conferência Los Angeles dedicado à administradores Apple, e que recebeu profissionais do mundo todo: a MacTech.
Esta primeira visita rendeu frutos, e a MacSolution trouxe ao mercado Brasileiro o conceito de MDM em parceria com a Addigy, desenvolvedora de um sistema que facilitava a gestão de sistemas Apple em ambientes corporativos e viabilizava sua integração às demais tecnologias das empresas.
E foi também neste evento que o Bruno e o Zé tiveram um primeiro contato com um produto que, anos mais tarde, teria um grande impacto nos serviços prestados pela MacSolution:
JumpCloud.
Parceria em IAM e MDM: JumpCloud
Em 2018, a MacSolution vai novamente à MacTech, e de todos os patrocinadores aquele que mais chamou a atenção foi a JumpCloud, trazendo em seu produto um diretório baseado em nuvem robusto, intuitivo e compatível com todos os principais sistemas operacionais do mercado, combinando características de IAM e MDM oferecendo uma liberdade e versatilidade que o Microsoft Active Directory, dominante no Brasil, não conseguia entregar.
Exatamente o que seus clientes precisavam.
Ao longo de 2018 a equipe da MacSolution realizou diversos testes internos, especializando-se pouco a pouco em como o JumpCloud funcionava, até que em meados de 2019, fechou seu primeiro contrato de JumpCloud, e o maior da América Latina até então, trazendo para o quadro de clientes plataforma a Loft, marcando o início de uma parceria que viria a ser transformadora.

Naquele ano, José Paulo uniu-se à MacSolution como sócio por sua atuação no desenvolvimento do JumpCloud como produto oferecido pela MacSolution, trazendo à empresa uma nova unidade de negócio e preparando o terreno para o que viria a seguir: a pandemia de COVID-19
A chegada de 2020 e a pandemia testaram a resiliência de muitas empresas, mas graças à adoção do JumpCloud como plataforma de gerenciamento de identidades e dispositivos da MacSolution, manteve-se forte e viu suas operações evoluírem, destacando quão essencial seria a ferramenta na implementação do trabalho remoto.
Nesse cenário desafiador, a MacSolution encerrou suas parcerias anteriores a fim de estreitar ainda mais sua relação com a JumpCloud, otimizando as condições da parceria, e durante todo o período da pandemia, com a disparada da adoção de serviços em nuvem, esta decisão refletiu na consolidação da JumpCloud como uma ferramenta indispensável dentro do então “novo normal”, viabilizando a condição do trabalho virtual.
Um olhar para o futuro: TI, IAM, MDM e JumpCloud
De 2020 a 2024, a empresa presenciou um crescimento exponencial na demanda por uma ferramenta como o JumpCloud no Brasil, e liderou oferecendo licenciamento, implantação, sustentação e suporte especializado, até que em 29 de Janeiro de 2025, foi formalmente reconhecida com o prêmio Jumpie Awards como a Maior MSP das Américas, uma prova de sua excelência na oferta da plataforma.
Em fevereiro do mesmo ano, em um movimento estratégico e ousado, a MacSolution encerrou sua vertical de serviços Apple para focar-se integralmente na gestão de identidades e dispositivos multiplataforma, solidificando ainda mais sua posição como líder no segmento e referência em IAM e MDM.
O futuro, segundo o jeito MacSolution de fazer as coisas, aponta para um crescimento contínuo da tecnologia. A complexidade dos ambientes de TI, o trabalho remoto e a transformação digital impulsionaram e continuam impulsionando empresas a buscarem parceiros especializados, e uma parceria sempre próxima é essencial para acessar expertise, soluções escaláveis e custo-efetivas, além de fortalecer a segurança.
"Tecnologia", "TI", "IAM", "MDM" e "JumpCloud" são as palavras que definem o atual momento da empresa.
A MacSolution mudou muito ao longo dos anos, mas mantem firme seus valores e sua visão, atraindo clientes com uma abordagem focada na entrega de valor e na construção de relacionamentos duradouros, onde o diferencial não é apenas a tecnologia utilizada, mas a experiência entregue.

Esta trajetória que você acaba de ler é um registro de como a combinação de visão, inovação e foco inabalável no cliente pode construir uma posição duradoura no dinâmico mundo da tecnologia. E a fidelidade de clientes que estão com a MacSolution há mais de uma década (alguns há 20 anos) é uma prova de que a MacSolution é mais que um provedor: é um parceiro estratégico.
Comments