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ITAM vs. ITSM: Qual é a diferença? Parte 2

Atualizado: 14 de jan.


ITAM vs. ITSM: Qual é a diferença? Parte 1
ITAM vs. ITSM: Qual é a diferença?

Administrar os ativos e serviços de TI é essencial para o sucesso de qualquer empresa. ITAM e ITSM são recursos poderosos para melhorar a eficiência das operações de TI, mas muitas vezes são confundidos entre si. Executivos de TI que entendem a distinção entre os dois estão mais preparados para alcançar objetivos de expansão, ao mesmo tempo que reduzem os riscos.

Por isso, separamos diversos tópicos nesta segunda parte de nosso artigo:


Semelhanças entre ITAM e ITSM


Tanto o ITAM (IT Asset Management) quanto o ITSM (IT Service Management) se complementam de maneiras valiosas. Ambos fornecem orientação para gerenciar ativos e processos de TI. Embora abranjam diferentes fases do ciclo de vida do ativo de TI, há semelhanças importantes entre os dois.


Metas Compartilhadas em Gestão de TI


O objetivo final dos processos ITAM e ITSM é melhorar a eficiência dos processos de negócios. Organizações que simplificam o gerenciamento de incidentes, o gerenciamento de serviços e o gerenciamento de inventário podem entregar valor aos usuários a um custo menor. Como ativos e processos são duas coisas diferentes, eles precisam de duas estruturas diferentes — mas complementares — para suportá-los.


Áreas sobrepostas e sinergias


Programas maduros de ITAM e ITSM trabalham juntos. O gerenciamento robusto de mudanças e configurações depende de informações precisas sobre o status dos ativos de TI em tempo real. Organizações que têm acesso a ambos podem facilmente gerar valor para usuários com necessidades relacionadas a TI.

Em muitos casos, tanto o ITAM quanto o ITSM dependem dos mesmos dados. Manter esses dados em dois repositórios separados essencialmente dobra o trabalho necessário para manter cada sistema funcionando. Sincronizar os dois ajudará, mas a vantagem real vem da combinação deles em uma plataforma única e unificada.


Perguntas comuns sobre ITAM e ITSM

Aqui estão algumas das perguntas mais comuns que as pessoas fazem sobre ITAM e ITSM:


Qual é a relação entre ITSM e ITAM?


ITSM é um método para entregar soluções de TI para usuários finais por meio de um serviço, enquanto ITAM é um processo para gerenciar ativos de TI. Os dois são processos complementares que ajudam as empresas a operar com mais eficiência. Juntos, eles garantem que os ativos de TI e as tarefas que eles concluem sejam documentados e suportados pela equipe.


Qual é a diferença entre ITAM e ITOM?


O ITAM se preocupa estritamente com o gerenciamento de ativos. O IT Operations Management (ITOM) se concentra em um conjunto muito mais amplo de tarefas e processos. Ele fornece uma estrutura para gerenciar os aplicativos de software que rodam em ativos de TI, bem como os fluxos de trabalho que os usuários finais seguem para gerar valor.


Qual é a diferença entre CMDB e ITAM?


Muitas organizações armazenam dados de gerenciamento de ativos e de gerenciamento de configuração em seu Configuration Management Database (CMDB). Isso pode levar à confusão, pois os CMDBs são projetados para gerenciar itens de configuração, não ativos. O ITAM fornece uma estrutura melhor para gerenciar diretamente o ciclo de vida do ativo de TI, da aquisição ao descarte.


Gestão de ativos é a mesma coisa que gestão de ativos de TI?


Gestão de ativos é um conceito muito mais amplo. Ele fornece uma estrutura sistemática de gerenciamento de uma ampla gama de coisas além de tecnologias, hardware e equipamentos.

Qualquer coisa que tenha valor para uma organização é um ativo. A maioria das organizações tem práticas distintas para ativos não-TI e as mantém separadas do ITAM. Isso ocorre porque as políticas de segurança, os requisitos de conformidade e as melhores práticas diferem amplamente entre ativos de TI e ativos não-TI.

O gerenciamento geral de ativos pode incluir o acompanhamento de coisas como móveis de escritório, veículos da empresa e imóveis. Esses itens geralmente não precisam do tipo de rastreamento e análise de ponta a ponta que o ITAM oferece. A maioria das organizações analisa ativos não relacionados a TI em uma categoria diferente, usando processos diferentes.


Conclusão: ITAM e ITSM trabalhando juntos para uma gestão de TI ideal


Tanto o ITAM quanto o ITSM fornecem valor significativo como iniciativas independentes. No entanto, quando integrados, eles impulsionam o valor operacional em toda a empresa. Os líderes de TI que os mantêm separados podem estar perdendo eficiências de custo valiosas que também reduzem o risco e a complexidade.


Resumo dos pontos principais


Aqui está uma rápida recapitulação de onde ITAM e ITSM se encaixam em um contexto empresarial:


  • O ITAM ajuda as organizações a manter o controle de ativos de TI como laptops, dispositivos móveis e os aplicativos que eles usam. Ele fornece uma estrutura para o rastreamento de ponta a ponta desses ativos, da aquisição ao descarte.

  • O ITSM transforma soluções de TI em serviços de TI. Ele ajuda as empresas a organizar a maneira como fornecem ativos de TI aos usuários finais. Isso geralmente inclui um sistema de tickets padronizado e processos repetíveis.

  • ITAM e ITSM trabalham juntos para desbloquear valiosas eficiências de custos em organizações empresariais.

  • Líderes de TI que adotam ITAM e ITSM ganham melhor visibilidade sobre como a TI impacta os resultados financeiros e podem tomar melhores decisões como resultado.

  • Organizações que não integram ITAM e ITSM podem acabar colocando itens de categorias diferentes em seu CMDB, o que pode causar confusão e prejudicar o desempenho.


Tendências futuras em ITAM e ITSM


ITAM e ITSM não são conceitos estáticos. Eles continuam a se adaptar e mudar em resposta às condições de mercado em evolução. À medida que o ambiente de TI amadurece e as tecnologias emergentes se tornam cada vez mais comuns, esses processos complementares também se desenvolverão.

Aqui estão quatro áreas onde ITAM e ITSM provavelmente oferecerão maior valor às empresas em um futuro próximo:


  • Gerenciamento de ativos e configuração aprimorado por IA: Tecnologias emergentes como processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina podem simplificar a análise e a previsão. Por exemplo, as empresas podem prever em breve quando os ativos de TI precisam de manutenção em cenários de casos de uso complexos. As equipes de TI podem então fornecer os serviços apropriados automaticamente por meio de um sistema ITSM.


  • Foco renovado na experiência do usuário: Está se tornando cada vez mais importante priorizar a experiência do funcionário. Políticas simplificadas de gerenciamento de ativos e configuração podem ajudar as organizações a atrair e reter os melhores talentos. Os funcionários esperam cada vez mais acesso instantâneo a soluções de TI ao buscar objetivos de negócios, e cabe aos líderes de TI entregar.


  • Iniciativas de sustentabilidade corporativa: A maneira como as organizações gerenciam ativos de TI e entregam serviços de TI tem um grande impacto na sustentabilidade de suas práticas. Melhorar a eficiência energética, reduzir as emissões de carbono e dar suporte ao trabalho remoto dependem de práticas robustas de ITAM e ITSM.


  • Defesa mais forte contra shadow IT: À medida que a tecnologia se torna mais acessível e novas ferramentas continuam a surgir, a shadow IT provavelmente será um problema crescente (84% dos profissionais de TI já estão preocupados com ela). A capacidade de ver e gerenciar todos os ativos na organização torna mais fácil identificar e abordar ferramentas não compatíveis.


Considerações finais e recomendações


O gerenciamento desorganizado de ativos e configurações é um obstáculo que inibe o crescimento e aumenta o risco. Líderes de TI que melhoram consistentemente essas práticas de gerenciamento desfrutam de resultados previsíveis para iniciativas de TI. ITAM e ITSM têm papéis importantes a desempenhar neste contexto — especialmente quando combinados.

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